terça-feira, 7 de junho de 2011

PAQUIMETRIA: O QUE É PAQUIMETRIA?



Paquimetria é um exame ocular que mede a espessura da córnea com exatidão no resultado. Esse exame é muito importante para avaliar os olhos do paciente antes de uma cirurgia refrativa e diagnóstico de ceratocone, pois proporciona resultados com um grande índice de exatidão.

Existem dois tipos de exames de paquimetria:
Paquimetria ultrassônica: exame que tem a finalidade de analisar e dar resultados da espessura corneana, indicada principalmente a pessoas que possam vir a fazer cirurgias refrativas ou cirurgia de glaucoma. Neste caso recomenda-se suspender o uso da lente de contato de 03 à 07 dias antes de realizar o exame, assim obtendo melhores resultados. Para realizá-lo basta pingar algumas gotas de colírio anestésico e o paciente deve olhar para um ponto fixo, neste momento uma sonda ultrassônica de cristal avalia os olhos do paciente.

Paquimetria óptica: Exame parecido com a paquimetria ultrassônica, mas ao invés de utilizar o ultrassom, neste caso a luz que proporciona os resultados. Um exame sem contato, sem dor, rápido e exato. Usado em geral, no pré-operatório das cirurgias de catarata e, também em cirurgias refrativas.

Na paquimetria, três espessuras devem ser mais avaliadas, sendo elas a espessura da lamela, a profundidade demandada de ablação e a projeção da espessura do leito corneano pós-ablação. Este exame consegue evidenciar edemas ou áreas mais tênues como no ceratocone.

Em paciente com miopia, geralmente é preciso uma significativa profundidade de ablação, a córnea precisará ser mais espessa para que a ablação seja segura ao ser realizada. Lembrando que este exame não proporciona dor ao paciente e muito rápido de ser realizado. Este exame também serve para avaliar pessoas com astigmatismo e hipermetropia.

A paquimetria não necessita que o paciente tenha que dilatar a pupila e leva em média 30 minutos para que seja realizada. Não é necessário que os pacientes deixem de pingar seus colírios ou medicações que estejam utilizando e, não há necessidade de repouso médico após o final do exame.