terça-feira, 7 de junho de 2011

PAQUIMETRIA: O QUE É PAQUIMETRIA?



Paquimetria é um exame ocular que mede a espessura da córnea com exatidão no resultado. Esse exame é muito importante para avaliar os olhos do paciente antes de uma cirurgia refrativa e diagnóstico de ceratocone, pois proporciona resultados com um grande índice de exatidão.

Existem dois tipos de exames de paquimetria:
Paquimetria ultrassônica: exame que tem a finalidade de analisar e dar resultados da espessura corneana, indicada principalmente a pessoas que possam vir a fazer cirurgias refrativas ou cirurgia de glaucoma. Neste caso recomenda-se suspender o uso da lente de contato de 03 à 07 dias antes de realizar o exame, assim obtendo melhores resultados. Para realizá-lo basta pingar algumas gotas de colírio anestésico e o paciente deve olhar para um ponto fixo, neste momento uma sonda ultrassônica de cristal avalia os olhos do paciente.

Paquimetria óptica: Exame parecido com a paquimetria ultrassônica, mas ao invés de utilizar o ultrassom, neste caso a luz que proporciona os resultados. Um exame sem contato, sem dor, rápido e exato. Usado em geral, no pré-operatório das cirurgias de catarata e, também em cirurgias refrativas.

Na paquimetria, três espessuras devem ser mais avaliadas, sendo elas a espessura da lamela, a profundidade demandada de ablação e a projeção da espessura do leito corneano pós-ablação. Este exame consegue evidenciar edemas ou áreas mais tênues como no ceratocone.

Em paciente com miopia, geralmente é preciso uma significativa profundidade de ablação, a córnea precisará ser mais espessa para que a ablação seja segura ao ser realizada. Lembrando que este exame não proporciona dor ao paciente e muito rápido de ser realizado. Este exame também serve para avaliar pessoas com astigmatismo e hipermetropia.

A paquimetria não necessita que o paciente tenha que dilatar a pupila e leva em média 30 minutos para que seja realizada. Não é necessário que os pacientes deixem de pingar seus colírios ou medicações que estejam utilizando e, não há necessidade de repouso médico após o final do exame.

3 comentários:

  1. Na paquimetria por pentacam a espessura da córnea é determinada utilizando um paquímetro que utiliza infra vermelhos. Este exame oftalmológico é na atualidade um dos melhores para determinar a espessura da córnea, pois apresenta claras vantagens quando comparado com as demais técnicas existentes.
    O pentacam é um exame utilizado na oftalmologia onde se realiza uma tomografia de coerência ótica bilateral da córnea e do restante segmento anterior do olho, com objetivo de diagnosticar algumas patologias oculares, como por exemplo, astigmatismo, ceratocone, catarata, glaucoma, entre outras doenças dos olhos.O Pentacam é uma tomografia completa de toda córnea, incluindo suas superfícies anterior e posterior, avaliação absolutamente indispensável no pré-operatório das cirurgias refrativas de miopia, hipermetropia,astigmatismo; além do diagnóstico precoce e acompanhamento do ceratocone.

    ResponderExcluir
  2. Fiz recentemente este exame e outros, para saber se posso fazer a cirurgia refrativa. Todos os oftalmologistas por que passei me disseram a mesma coisa. Que minha córnea tem uma espessura relativamente boa para a cirurgia, mas o problema é minha retina, extremamente frágil, por causa da minha alta miopia. Mas, acho que por ser leiga, nenhum me explica os exames e os resultados. Gostaria, se possível, que me vocês me explicassem meu resultado. Só mandarei se a resposta for positiva. Desde já, obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir